@messenger: anacarolina_menescal@hotmail.com

Thursday, November 18, 2010

Ame-o ou Deixe-o

 Esse semestre, estou aprendendo sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).  Eu não sei porque mais eu adorei estudar sobre esse tema. Pra mim é muito interessante, então decidi hoje, escrever sobre algo que preste.


  Tudo começou com o golpe de estado em 64, com o governo Jango, que pelas perseguições refugiou-se no Uruguai. Com a sua saída, os militares tomaram o poder.     
 A Ditadura Militar no Brasil, foi uma época em que não se havia democracia. Democracia que dizer simplesmente "a palavra do povo no poder". Os Militares comandavam no Brasil com os presidentes Castello Branco, Arthur Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueredo.
 Nessa época a censura era enorme. Não se podia ter opinião própria sobre o governo, ou era preso. 
 "Só era morto, quem tinha certidão de óbito."   - Muita gente desapareceu durante a ditadura, muitos jovens estudantes levaram surras no meio da rua.
 No dia 13 de dezembro de 1968, o governo decreta o Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.


 Como não se podia fazer protesto seguro, muitos músicos decidiram criar musicas em protesto, mais de uma maneira que não fosse censurada. Essa missão pode parecer difícil, mais foi sim realizada. Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso, Jair Rodrigues, Toquinho e outros fizeram várias musicas em protesto. Uma favorita minha é Cálice do Chico Buarque. Mais tem muitos exemplos de musica. Você já deve ter ouvido falar que o nosso rei Roberto Carlos, era um alienado nessa época. Nunca entendeu porque? Era porque enquanto todos estavam protestando, querendo liberdade, democracia, e lutando por isso, o nosso rei, estava criando musica do tipo Calhambeque. OAUHODUHAHDUHA'   
 No dia 15 de Janeira de 1985, a Colégio Eleitoral elegeu Tancredo Neves, que concorreu contra Maluf como presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal. Era o fim do Regime Militar.
   Porem.. kkkkk  Tancredo Neves anuncia que - "Nem Deus me tira do poder!."
E fica doente, em seguida morre antes de assumir a presidência. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.  










Bom Gente é praticamente isso ai. Parei de pagar a professora de história. AHUDOAHD  Beeijos ;*



1 comment: